11. Resumo do currículos dos orientadores

GONÇALO CASTRO HENRIQUES – Arquiteto (ESAP), Mestre (ESARQ-UIC), Doutorando (FAUTL)

Gonçalo Castro Henriques, graduou-se em arquitetura na ESAP (Porto, 2000) tendo estudado na TUE (Eindhoven, 1998) e recebido o grau de mestre em Arquiteturas Genéticas na ESARQ-UIC (Barcelona, 2005). Evoluiu na prática profissional ao longo de 10 anos em diversos ateliês (António Menéres, ARX-Portugal, Nuno Lacerda, Castro Calapez). Presentemente, é candidato a doutoramento na FAUTL (Lisboa), em associação com a ESARQ-UIC, após ganhar concurso para bolsa de investigação atribuído pela Fundação Ciência Tecnologia. Desenvolve pesquisa sobre a integração de processos generativos (design algorítmico e paramétrico, scripting), com simulação e fabricação digital (CAD-CAM) aplicados na prática profissional. Está envolvido na prática académica como tutor em workshops (Porto, Lisboa, S. Paulo, Santa Fé, Ljubljana). Publicou em conferências da especialidade, como o eCAADe, Sigradi, Caadria, DACH, DCA (Europa, América do Sul, Ásia e Estados Unidos). Co-fundador do grupo X-Ref, Architectural Research and Development (Barcelona, 2004), com projectos em Portugal, Espanha, Itália, Irlanda e Finlândia.

|

ERNESTO BUENO – Arquiteto (UCV), Mestre (ESARQ-UIC), Doutorando (ESARQ-UIC)

Ernesto Bueno é arquiteto pela Universidade Central de Venezuela, Caracas; mestre pela Universitat Internacional de Catalunya (UIC), Barcelona e trabalha no Atelier UM+D, Curitiba. É professor convidado no Mestrado em Arquitetura Biodigital, ESARQ-UIC; professor convidado em cursos de extensão sobre modelagem generativa e fabricação digital na UP, UFRGS, Unisinos; e ministra outros workshops e palestras também em Curitiba, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, entre outras, como os AA Visiting Shools em São Paulo e Rio de Janeiro, convidado pela Architectural Association de Londres. O seu trabalho foi publicado em revistas como Vitruvius (Romano Guerra, São Paulo, 2010), International Journal of Architectural Computing (Multi-Science, UK, 2009), Pesquisa em Arquitetura e Construção (FEC – UNICAMP, Campinas, 2008), Arquitetura e Urbanismo (PINI, São Paulo, 2008), em livros como Genetic Architectures/Arquitecturas Genéticas (SITES Books/ESARQ – UIC, Barcelona, 2003); e exposto em galerias como a H2O, FAD, Pavilhão Mies van der Rohe, CCCB, COAC, Galeria met.room, em Barcelona.

|

AFFONSO ORCIUOLI (www.orciuoli.net) – Arquiteto (MACKENZIE), Mestre (ETSAB-UPC), Doutorando (ESARQ-UIC)

Affonso Orciuoli, arquiteto italo-brasileiro licenciado pela FAU Universidade Mackenzie, São Paulo, radicado em Barcelona desde 1991. Mestre pela Escola Técnica Superior d’Arquitectura de Barcelona, Universitat Politecnica de Catalunya (ETSAB-UPC) – (Metropolis: Master Program in Architecture and Urban Culture), e dotourando pela Escola Técnica Superior d’Arquitectura, Universitat Internacional de Catalunya (ESARQ-UIC). É especializado em aplicações de design (CAD), simulação (VR) e fabricação (CAM), atuando como professor e pesquisador associado com várias instituições acadêmicas. Entre suas atividades docentes se destacam: Professor no Mestrado em Arquitetura Biodigital en la ESARQ-UIC, E co-responsavel pelo Taller de Arquitectura Digital. Professor no Mestrado “Proyectos XXI, de la Geometría al Espacio Construido”, na ETSAB-UPC. Professor no Istituto Europeo di Design (IED Barcelona) e na Escola LAI. Professor na Pós Graduação Diseño, Imagen y Arquitectura na ELISAVA. Professor na Escola SoftObert (Generalitat de Catalunya). Fundador e Diretor del Toolingroup, grupo de investigação interdisciplinar onde organiza o workshop “Tooling”, acercando o desenho à fabricação digital. Fundador da Rede Brasileira de Fabricação Digital (RBdFD). Co-fundador de ShopFronFab, em São Paulo. Membro Científico do grupo SiGraDi, do grupo de investigação Arquitecturas Genéticas, ESARQ-UIC, Barcelona, e do grupo “Teorias e tecnologias contemporâneas aplicadas ao projeto”, da UNICAMP, Campinas. É coordinador académico e colaborador do atelier de design e fabricação MedioDesign, en Barcelona. Atua como consultor junto a escritórios de arquitetura. Su misão é levar uma informação clara e transparente sobre o uso dos sistemas de informação aplicados ao desenho, arquitetura e computação, apostando pelo OpenSource e o Networking. Tem sido professor convidado para ministrar cursos e workshops en diversos centros docentes na Europa e América Latina. Escreve de maneira regular en diferentes meios. Acredita que o conhecimento deve ser universal, aberto e compartilhado.

|

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s